PRINCIPAIS CLIENTES DE PROBITEC EM PESCA, AQÜICULTURA E MEIO MARINHO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
  • Ministério de Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho: Através da Secretaria Geral do Mar (antiga SG de Pesca Marítima) Probitec trabalhou em numerosos projetos de índole pesqueira e aqüicultura tanto em Espanha como noutros países. Durante vários anos Probitec manteve os escritórios de pesca da SGM em Montevidéu e Dakar. Igualmente através da Direção Geral de Biodiversidade Probitec foi consultor sobre a Rede Natura 2000 em meio marinho e para a criação de uma rede de áreas marinhas protegidas em Espanha.

  • Fundo de Regulação e Organização do Mercado dos Produtos da Pesca e Cultivos Marinhos (FROM): Probitec realizou vários trabalhos para o FROM sobre qualidade de produtos pesqueiros e etiquetado e a rastreabilidade dos mesmos. Demos suporte técnico durante três anos a esta instituição mediante um contrato de assessoramento. Também é importante destacar os trabalhos realizados nas almadravas de Cádiz para melhorar a sua capacidade produtiva e qualidade e financiados pelo FROM.

  • Mercasa: A empresa nacional Mercasa é a encarregada da red de Mercas do território nacional e pertence ao MARM. Probitec trabalhou com Mercasa no desenho de um centro de referência pesqueiro em Argélia.

  • Fundação INNOVAMAR: A Fundação Instituto Tecnológico para o Desenvolvimento das Indústrias Marítimas (INNOVAMAR). Tem como finalidade fundamental, a de fomentar a investigação e o desenvolvimento na indústria de construção naval e a sua indústria auxiliar, assim como no transporte marítimo e a exploração dos recursos marítimos. Probitec realizou uma assistência técnica para INNOVAMAR sobre a idoneidade de criar uma Sociedade de Garantia Recíproca para o sector da pesca.

  • Ministério da Produção (Peru): Probitec trabalhou para o Vice-ministério de Pescas de Peru em diferentes projetos desde 1999 em colaboração com organismos descentralizados da própria instituição como o IMARPE e o FONDEPES. Entre outras ações cabe destacar o Plano estratégico para a pesca e a aqüicultura no Lago Titicaca assim como a assistência técnica para a melhora de 45 desembarcadouros de pesca artesanais no litoral Peruano e região de Loreto. Adestacar também os trabalhos realizados para a criação e iniciação do registro cadastral aquícola e a viabilidade técnica da instalação de uma granja experimental de engorde de atum em águas Peruanas.

  • Ministério de Ciência e Tecnologia (Moçambique): Mediante financiamento AECID e através de esta instituição, Probitec organizou um Seminário Internacional sobre biotecnologia marinha em Maputo. Assim como durante os últimos anos foi desenhado um projeto para a implantação de um laboratório de biotecnologia marinha no país com financiamento Espanhol.

  • Agencia Espanhola de Cooperação Internacional: Desde 1998 Probitec realizou diferentes projetos para a AECID em temas de pesca e aqüicultura tanto em África como na América Latina. Entre eles, destacam-se os diagnósticos realizados no Golfo de Fonseca, Belice, Colômbia, Peru ou Namíbia entre outros. No Peru Probitec foi contratada para diferentes assistências técnicas no marco do projeto PADESPA desde 1999.

  • Ministério de Infra-estruturas, Transporte e Telecomunicações de Cabo Verde: Mediante financiamento Espanhol levou-se a cabo um estudo de modernização de infra-estruturas portuárias do porto de Mindelo relacionadas com a capacidade de frio e operatividade das frotas Industriais que utilizam este porto como base logística.

  • Ministério de Comércio, Indústria e Turismo de Espanha: Probitec realizou diferentes propostas de financiamento de projetos através dos fundos FEV e FAD destinados á internacionalização das empresas Espanholas, conhecendo bem tanto a sua metodologia como tramitação. Através destes fundos foram executados projetos no Peru, Cabo Verde, Argélia e Moçambique.

  • OSPESCA: A Organização do Sector da Pesca e Aquícola do Istmo Centro-americano constitui uma referência na América Latina na gestão conjunta dos recursos pesqueiros e a aqüicultura. Probitec assessorou a OSPESCA em foros e consultorias. OSPESCA é um organismo dependente do Sistema de Integração Centro Americana

  • OLDEPESCA: A Organização América Latina de Pesca e Aqüicultura com sede em Lima, está assentándo-se como uma ferramenta fundamental para todos os países pesqueiros e com potencial no desenvolvimento da aqüicultura na América latina. Probitec temo mandato de prospectar projetos e financiamento internacional para os mesmos actuando de consultores nesta matéria.

  • Organização Internacional do Trabalho: A OIT está tratando de que os diferentes países pertencentes a este organismo implantem a Convenção 188 sobre trabalho no mar. Em Espanha, Probitec realizou um relatório de arte sobre a Convenção 188 em Espanha além de ser ponente de um seminário internacional sobre condições laborais a bordo de navios de Pesca.

  • PEW Environmetal Trust: Organização ambiental de Estados Unidos com presença cada vez maior na Europa. Entre outros factos destacados PEW é a promotora e principal financiadora das plataformas OCEAN 2012, Seas at Risk e Shark Alliance. Probitec trabalhou para PEW num diagnóstico sobre as ajudas públicas ás frotas europeias e sua vinculação com atividades de pesca ilegal.

  • Conselho Superior de Investigações Científicas: O CSIC é a principal instituição de investigação Espanhola abarcando todas as disciplinas da ciência. Probitec realizou colaborações científicas e com diferentes instituições do CSIC como o Museu Nacional de Ciências Naturais e o Centro de Estudos Avançados no município de Blanes em projetos sobre áreas marinhas protegidas e aplicação em Espanha de normativas internacionais de conservação de hábitats e espécies marinhas.

  • Tragsatec: Empresa pública com uma grande carteira de projetos relacionados com a pesca e o meio marinho. Probitec trabalhou para Tragsatec na avaliação de custos de aplicação da Rede Natura 2000 no meio marinho.

  • WWF Espanha: ONG de referência em Espanha pelo seu compromisso com a conservação do meio ambiente. Desde 1998, temos colaborado com WWF no desenho e implementação da sua estratégia marinha. Probitec tem realizado para WWF numerosas consultorias nacionais e internacionais sobre pesca e meio ambiente marinho destacando a identificação de uma rede de Áreas Marinhas Protegidas em Espanha a partir da qual se formulou o projeto Life+ INDEMARES.

  • Intecsa-Inarsa (SNC-Lavalin): Empresa de engenharia Espanhola com uma forte experiência em temas portuários. Em consórcio com esta empresa, Probitec levou o cabo uma análise de situação de 45 desembarcadouros pesqueiros artesanais em Peru para o Vice Ministério de Meio Ambiente. Además Probitec formou parte de diferentes ofertas de Intecsa-Inarsa entre as que se destacam as ecocartografias de diferentes regiões do litoral mediterrâneo e canário.

  • Comissão Centro-americana de Ambiente e Desenvolvimento: É a Organização dedicada á conservação meio ambiental do Sistema de Integração Centro Americano. A CCAD está financiada por diferentes dadores internacionais entre os que se destacam a AECID: Probitec trabalhou para a CCAD na identificação de uma linha de actuação Araucaria XXI no Golfo de Fonseca dando lugar ao actual projeto denominado “Corredor do Mangle”

  • Typsa-Tecnoma: Grupo empresarial Espanhol como que Probitec colabora habitualmente tanto em projetos meio ambientais terrestres como marinhos. Nesta linha destaca a realização do estudo de impacto ambiental do projecto de construção de um porto desportivo em Cartagena.

  • Interatum: Organização Interprofissional do atum, constituída pelas empresas armadoras de navios de atum e pelos fabricantes de conservas em Espanha. Probitec desenvolveu para Interatum um projecto para a melhoria da competitividade do sector do atum na Europa.

  • CEPESCA: A Confederação Espanhola de Pesca agrupa ás principais associações de armadores pesqueiros de Espanha. Probitec fez assessoramento a Cepesca mediante a realização de estudos de competitividade de frotas de arrastre e palangre. Também foram desenhadas campanhas experimentais de pesca para associados de Cepesca.

  • Clusters de Empresas de Pesca em Países Terceiros: O CEPPT é uma iniciativa empresarial dos armadores Espanhóis que tem interesses pesqueiros noutros países especialmente em África e América Latina. Probitec trabalhou com um Clusters dando-lhe assistência técnica sobre a situação sanitária de diferentes países africanos e sobre a adaptação das políticas comunitárias para a exportação de produtos pesqueiros na Europa.

  • Comissão Européia: Através de diferentes programas PHARE financiados pela União Européia para facilitar a adaptação das políticas de pesca dos países durante o processo de integração.

  • CH2MHill: Empresa consultora com a que Probitec realizou vários estudos de impacto ambiental de prospecções petrolíferas de REPSOL/YPF em águas do Mediterrâneo e Atlântico.

  • Vice-secretária de pesca das Canárias: O órgão gestor da atividade pesqueira da Comunidade Autônoma das Canárias contratou os serviços de Probitec para a realização de diferentes auditorias de elegibilidade e dos fundos estruturais para a pesca (IFOP) para processos apresentados tanto em matéria de pesca como de aqüicultura.

Outros clientes de Probitec:

 

  • Fundação CBD-Hábitat: Fundação com projetos de pesca na Mauritânia

  • Companhia Nacional Pesqueira da China: Empresa Armadora de navios de pesca

  • CONFREMAR: Empresa de fabricação e distribuição de produtos de pesca congelados

  • TECNOCEAN: Empresa de estudos Oceanográficos

  • EPTISA: Consultora generalista para a que foram realizados diferentes ofertas e estudos

  • INCAMAR seafood: Empresa de produção e comercialização de produtos pesqueiros de Peru

  • Fomento ao Desenvolvimento: Empresa Espanhola dedicada á promoção de projetos no exterior.

  • PROING Engenharia: Empresa especializada no desenho e construção de infra-estruturas frigoríficas e processamento de alimentos

  • Grupo Ramón Vizcaíno: Empresa especializada no desenho e construção de infra-estruturas frigorífica

 

Especialistas em meio ambiente marinho Desde 1996